Preferencialmente da época em que o mercado de games não tinha se vendido para os sujos padrões artísticos da música pop e do cinema hollywoodiano. Hoje recomendarei dois jogos, talvez alguém aqui já conheça: inicialmente, recomendo Baldur's Gate 2. E o 1. E a expansão. Explico: tem um mod que une a engine dos dois, o chamado EasyTutu. Fica um game só, do começo da aventura no BG1 até o fim dela com o fechamento da história do protagonista, na expansão do BG II. Segue SS:
Isométrico como Fallout, porém com o sistema de progressão AD&D (Advanced Dungeons and Dragons). Basicamente mesmo estilo de diálogo, com seus personagens tendo algumas opções de diálogo dependentes de stats, condições; enfim, personalizadas de acordo com o que você fez/é. Não é um daqueles jogos que tentam fazer com que você seja o personagem, sem sucesso, no qual você diz respostas curtas como sim e não e não tem nome. A história tem umas boas viradas e tem uma enorme gama de NPCs, cada um com sua história e personalidades. O combate é menos claro que em Fallout, temos aí um sistema um tanto complexo que é o AD&D, mas você aprende AD&D facilmente com um jogo bom desses.
O próximo que falarei é Morrowind, que por acaso irei jogar novamente
Morrowind é um RPG em primeira pessoa, feito pela empresa cujo-nome-não-dizemos (mentira, é a Bethesda Softworks). Apesar disso, este foi o auge da série The Elder Scrolls, universalmente aceito e elogiado pela crítica, e ainda arranhando a sequência, Oblivion, como parâmetro de comparação. Vemos que Morrowind tem muito a oferecer em mundo de jogo: basicamente temos um tutorial básico, e você está livre para seguir seu caminho, num mundo completamente novo pois você é um prisioneiro recém liberto neste local. A ilha de Vvardenfell onde o jogo se passa, é uma pequena parte do continente de Morrowind, mas é enorme e repleta de criaturas e povos diferentes de qualquer outro gênero de videogame. Se você acha que precisa de um RPG original e imersivo, Morrowind é pra você. E a melhor parte é o combate extremamente simplificado: é basicamente um FPS, mas o dano e a precisão ainda estão atrelados a status que você treina ao fazer mais de um determinado tipo de ação. Não é o sistema VATS em que você ativa para vencer. Mira importa, mas não mais que os stats. Testem!
Essas foram duas recomendações minhas, tenho algumas mais mas para começar achei melhor deixarmos estas.